Rádio


sábado, 19 de dezembro de 2009

Viajem a Rivera - Tratamento Photoshop com Viveza 2

ANTES

DEPOIS
Foto de Antonio Paz, tratamento feito por mim, através de um plugin do Photoshop chamado Viveza.

Os usuários da Nikon que possuem o Capture NX2 já estão acostumados com as mesmas funcionalidades que o plugin Nik Viveza proporciona por setores de imagem em uma foto na questão de iluminação, contraste, saturação, hue, manipulação por canais RGB e warmth, que podemos traduzir como aquecimento. É importante enfatizar que estamos tratando de fotos com resolução boa a ótima onde estão mantidas as profundidades de pixels. Utilizar o plugin em fotos de baixa resolução será um desastre. No Capture NX2 essas mesmas funcionalidades poderão ser usadas nas imagens .NEF, a RAW da Nikon e com o plugin, em qualquer RAW convertida para JPG de alta qualidade. Manualmente podemos utilizar máscaras para cada um dos setores que queremos corrigir, mas existe a possibilidade maior de erros no vai e volta de setores.


Na foto que vamos utilizar como exemplo houve uma desastrosa leitura pelo sensor dos pontos de luz. Observe que o primeiro plano ficou escuro demais. Não vamos aqui nos atentar para a distorção da lente, uma Nikor 10.5 mm, porque a intenção era capturar a maior porção de céu.



Com o plugin devidamente instalado vamos aplicá-lo na imagem. A interface, super amigável é esta e para início vamos clicar em Add Control Point ou adicionar pontos de controle:

Na imagem abaixo você poderá observar a adição de um ponto de controle com 4 opções. O apontado pela seta se refere a área de abrangência desse ponto e os outros são (B) Bright (brilho) (C) Contrast (contraste) e (S) Saturation (saturação). Tudo o que você ajustar será aplicada a esta área, mas não de forma chapada. O plugin irá localizar pixels semelhantes e cuidará para que essas mudanças sejam feitas de forma suave e não agressiva.



Para a nossa correção utilizamos 6 pontos de controle. Observe que no ponto central estão expandidas as outras opções de controle que são (H) Hue, os canais RGB e o warmth (aquecimento).

Você poderá adicionar quantos pontos quiser, aplicar imediatamente os efeitos ou ainda, como no caso abaixo aplicar o efeito em uma determinada parte da imagem clicando em “Brush” (pincel). Nesse caso o plugin vai direto para a imagem já com uma máscara aplicada e o pincel acionado. Utilizando um pincel suave e no tamanho desejado você poderá passá-lo suavemente sobre a área desejada. Uma caixa de diálogo ficará aberta e após realizar as aplicações clique em Apply (aplicar). Outro detalhe importante é que o Nik Viveza cria um novo layer (camada) com as mudanças, mantendo o layer original. Outra função que utilizo muito este plugin é em imagens HDR pelo controle de iluminação por setores.



O plugin Nik Viveza custa (nov/2009) U$ 149.95 e poderá ser baixado gratuitamente para avaliação por 15 dias. Para ir para a página de download do plugin clique aqui.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Seminário de Jornalismo

“O Jornalismo de Nossa Época” é o tema do seminário que a ARI (Associação Riograndense de Imprensa) promovido no sábado, 5 de dezembro. O objetivo, segundo o presidente Ercy Torma, é debater a respeito das transformações da sociedade e dos desafios que a profissão do jornalista enfrenta atualmente, com episódios de censura e restrições ao exercício da profissão. O encontro será mediado pelo professor e jornalista Antonio Hohlfeldt e terá como convidado especial o professor José Marques de Melo, uma das maiores autoridades no assunto no país, que dará uma conferência em que analisará “os fenômenos da comunicação de atualidades”. Evento realizado na sede da entidade, na Avenida Borges de Medeiros.

XXVI Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é entregue na sede da OAB/RS